A importância do cuidado em saúde mental para a promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças para Planos de Saúde

Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças

Desde 2004, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) tem trabalhado para que se possa produzir saúde e não apenas tratar a doença.

A ANS tem estimulado operadoras de planos de saúde a repensarem e criarem ações focadas em Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças.

Conforme descrito em seu site, a ANS define como programa para promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças aquele que contém um conjunto orientado de estratégias e ações programáticas integradas que objetivam:

No total, o país conta com 750 operadoras de planos de assistência médica, sendo 726 ativos, que operam 16.972 planos.

Trazendo um pouco da realidade de um paciente que possui transtornos por uso de substância (TUS), e com um olhar para o setor privado e planos de saúde, temos alguns dados que fazem as operadoras de planos de saúde comecem a arregalar os olhos para este transtorno.

Fonte: Arquivo My Journey Health

Um paciente com TUS, que esteja buscando tratamento em sua rede, pode trazer os seguintes custos:

Farei uma consideração importante para o item 10. Estudos tem mostrado que dependentes de substâncias tem 13,5 vezes mais chances de contrair HIV do que a população brasileira em geral. Saiba mais clicando aqui!

O cenário acima é para um paciente com TUS que faz apenas o uso de substâncias ilícita. Se inserirmos neste cenário um paciente que faz uso de múltiplas drogas + tabaco + álcool, e que também se enquadram em alguma outra comorbidade patogênica, o custo é ainda maior para as operadoras, pois o tratamento muitas vezes requer um acompanhamento por um período mais longo.

Não podemos esquecer os familiares. O familiar também é uma peça importante dentro deste assunto. Para cada paciente com TUS, temos pelo menos mais 4 pessoas impactadas no seio familiar. Isso nos mostra que o buraco do custo pode estar mais embaixo, pois estamos falando de transtornos emocionais e mentais (codependência, ansiedade e depressão) que podem desencadear um aumento na procura de especialidades como psiquiatria e psicologia.

Retomando o assunto central deste artigo, em 2019, os beneficiários de planos de saúde realizaram cerca de 29 milhões de procedimentos relacionados ao cuidado em saúde mental - um crescimento de aproximadamente 167% em relação ao número realizado em 2011.

Fonte: ANS

Agora abrindo um pouco mais esses números temos os dados abaixo.

Fonte: ANS

E não paramos por aí…

Fonte: ANS

Nem entramos no mérito do cabuloso ano de 2020, em que a tivemos aumento no consumo de álcool e de recaídas de pessoas que estavam em tratamento médico e terapêutico de recuperação, gerando mais demanda para o setor público e privado.

Na imagem abaixo temos alguns dados da projeção de gastos com prevenção e tratamento no mundo, até 2027, publicado antes da pandemia.

Fonte: Arquivo My Journey Health

Hoje a My Journey Health desenvolve tecnologia para atuar em duas grandes dores:

A dependência química é uma doença crônica, incurável, fatal e progressiva.

Parar de usar drogas/álcool é apenas o primeiro passo para uma recuperação sustentável que pode levar de 1 a 5 anos.

A nossa proposta de valor é aumentar o vínculo e cuidado entre profissional da saúde e paciente, experienciando o aumento da efetividade e aderência ao tratamento, melhorando a qualidade de vida do paciente com transtornos mentais e emocionais!

Veja alguns benefícios de utilizar a My Journey para o acompanhamento médico e terapêutico de recuperação:

Nossa solução é focada na recuperação a longo prazo. Ideal para aqueles pacientes que estão em processo de ressocialização, alta definitiva, tratamento ambulatorial, moradia assistida, tratamento em consultório e hospital dia.

Estamos bastante alinhados com a ODS 3 - Saúde e bem Estar, da ONU, que visa assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

Aumentando a adesão ao tratamento e diminuindo as taxas de recaídas e volta ao uso, auxiliamos as operadoras de planos de saúde na redução de custos.

E aí, borá fazer juntos essa jornada?

Curta, comente e compartilhe!

André Almeida, empreendedor e diretor executivo da My Journey Health, uma digital therapeutics (DTx) que cria jornadas terapêuticas personalizadas. Membro da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas.

Fontes:

http://www.ans.gov.br/planos-de-saude-e-operadoras/espaco-da-operadora/compromissos-e-interacoes-com-ans/programas-ans/promoprev-programa-de-promocao-da-saude-e-prevencao-de-riscos-e-doencas. Acesso em: 11 dez. 2020

http://www.ans.gov.br/images/Renata_Lopes_-_ANS.pdf. Acesso em: 11 dez. 2020

https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-03/numero-de-beneficiarios-de-planos-de-saude-fica-estavel-em-47-milhoes#:~:text=Cobertura%20do%20segmento%20est%C3%A1%20em%2024%2C25%25%20da%20popula%C3%A7%C3%A3o%20brasileira&text=O%20n%C3%BAmero%20de%20benefici%C3%A1rios%20de,de%202019%20eram%2047.008.430. Acesso em: 11 dez. 2020

https://www.ipea.gov.br/ods/ods3.html. Acesso em: 11 dez. 2020

Entrepreneur | Healthtech | Mentalhealth | Digital Therapeutics |Founder of My Journey

Entrepreneur | Healthtech | Mentalhealth | Digital Therapeutics |Founder of My Journey