Digital therapeutics (DTx) -Terapêutica digital

Fonte: Medgadget

“Terapêutica Digital, do inglês Digital Therapeutics (DTx) oferece intervenções terapêuticas baseadas em evidências para pacientes que são orientadas por programas de software de alta qualidade para prevenir, gerenciar ou tratar um distúrbio ou doença médica. Eles são usados ​​independentemente ou em conjunto com medicamentos, dispositivos ou outras terapias para otimizar o atendimento ao paciente e os resultados de saúde. No Brasil, o termo se popularizou como terapia digital.

Hoje, os produtos terapêuticos digitais estão no mercado ou em desenvolvimento para uma ampla gama de condições médicas, como diabetes, gerenciamento de tratamento oncológico e transtornos neuropsiquiátrico, incluindo transtorno de ansiedade, depressão e transtorno de uso de substâncias.

Os produtos DTx incorporam práticas recomendadas de tecnologia avançada relacionadas a design, validação clínica, usabilidade e segurança de dados. Eles são validados por órgãos reguladores conforme necessário para apoiar as alegações do produto em relação ao risco, eficácia e uso pretendido.

Terapêutica digital para Transtornos por Uso de Substâncias

Fonte: Arquivo My Journey

A reSET, foi a primeira Terapêutica Digital de Prescrição (PDT) a receber autorização da FDA (Food and Drug Administration) nos EUA, para balizar as questões relacionadas ao risco, eficácia e uso pretendido para melhorar os resultados da doença, é uma PDT de 90 dias para Transtorno por Uso de Substâncias (TUS) e de 84 dias para Transtorno de Uso de Opióides (TUO) destinada a fornecer terapia cognitivo-comportamental (TCC), como um complemento para um gerenciamento de contingência sistema, para pacientes com 18 anos de idade ou mais que estão atualmente inscritos em tratamento ambulatorial sob a supervisão de um médico.

Divulgado em 24 de junho de 2021, pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), o Relatório Mundial sobre Drogas 2021 avalia que pandemia potencializou riscos de dependência.

A COVID-19 desencadeou inovação e adaptação em serviços de prevenção e tratamento de drogas por meio de modelos mais flexíveis de prestação de serviços. Muitos países introduziram ou expandiram os serviços de telemedicina devido à pandemia, o que para os usuários de drogas significa que os profissionais de saúde podem agora oferecer aconselhamento ou avaliações iniciais por telefone e usar sistemas eletrônicos para prescrever substâncias controladas.

O sucesso de uma terapia digital requer três fases (Valerio Netto, 2020):

Fonte: Valerio Netto, 2020

My Journey Health

Fonte: Arquivo My Journey

A My Journey é uma startup que desenvolve tecnologia para a criação e acompanhamento de jornadas terapêuticas personalizadas, online e em tempo real, para pacientes com Transtornos Por Uso de Substância, Transtorno Ansiedade Generalizada e Transtornos Depressivos.

Nossa proposta de valor é:

Queremos que o profissional possa trabalhar de forma preditiva e preventiva, aumentando o vínculo e cuidado, experienciando o aumento da efetividade e aderência ao tratamento e por fim melhorando a qualidade de vida do paciente com transtornos mentais!

Alguns benefícios no uso de tecnologia como meio no tratamento

Identifique e observe padrões repetitivos de comportamentos e emoções: A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é utilizada como coadjuvante nesta jornada, pois ela baseia-se na análise e na alteração dos pensamentos automáticos, assim como nas crenças distorcidas que provocam emoções e comportamentos.

Aumente a assertividade com o paciente frente ao cuidado: Dados demográficos, estágio motivacional e último período de utilização, permite que o profissional tenha uma fotografia real do perfil deste paciente, possibilitando a criação de uma jornada de recuperação personalizada.

Desenvolva conteúdo personalizado para a atividade terapêutica: A partir da análise de estágio de motivação para a mudança de comportamento, o profissional da saúde cria, em conjunto com o paciente, uma série de passos e atividades que irão compor a jornada terapêutica diária, semanal, quinzenal ou mensal.

Acesse dados estatísticos para melhor tomada de decisão: Informações sobre as atividades proposta x realizadas, diário, humor, quantidade de pedido de ajuda, permitem que o profissional entenda melhor o comportamento e emoções deste paciente, atuando de forma preditiva e preventiva na jornada

Monitore a aderência ao tratamento proposto​: A jornada consiste em “rotinas” ou atividades que apoiam a jornada de recuperação de cada paciente. O painel de dados permite que os profissionais rastreiem as atividades do aplicativo e vejam quais pacientes estão seguindo seu plano de tratamento.

Utilize suas informações para pesquisas​: Dados são componentes centrais do processo de pesquisa. Variáveis para indicação de indicadores estarão disponíveis através de relatórios.Você poderá usar para sua tese de mestrado ou doutorado.

My Journey: A solução digital para o profissional da saúde criar jornadas terapêuticas personalizadas para seus pacientes (transtorno mental), e acompanhar em tempo real sua evolução clínica.

Ficou curioso e quer saber mais sobre nossa solução? Envie um e-mail para contato@appmyjourney.com

André Almeida, empreendedor e diretor executivo da My Journey Health, uma digital therapeutics (DTx) que cria jornadas terapêuticas personalizadas.

Fontes:

Hong JS, Wasden C, Han DH. Introduction of digital therapeutics. Comput Methods Programs Biomed. 2021 Sep;209:106319. doi: 10.1016/j.cmpb.2021.106319. Epub 2021 Jul 29. PMID: 34364181.

www.linkedin.com/pulse/terapias-digitais-para-promover-o-tratamento-de-antonio-valerio-netto

www.freemind.com.br

www.rpeartherapeutics.com

www.appmyjourney.com

https://journal.einstein.br/pt-br/article/aplicacao-do-cuidado-hibrido-como-mecanismo-de-acao-na-construcao-de-uma-terapeutica-digital/

Entrepreneur | Healthtech | Mentalhealth | Digital Therapeutics |Founder of My Journey

Entrepreneur | Healthtech | Mentalhealth | Digital Therapeutics |Founder of My Journey